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Ponte deve criar corredor logístico entre Mato Grosso do Sul e Paraná

  • Postado em 26 janeiro 2023
  • Categorias:Economia

Edital do projeto para a construção foi lançado nesta quinta-feira (26)

Vivianne Nunes

Uma ponta que deve ter em média dois quilômetros de extensão, ligando os Estados do Mato Grosso do Sul e Paraná deverá ser construída como forma de criar mais um corredor logístico entre os Estados. O primeiro edital do projeto para a construção da ponte sobre o Rio Paraná, vai ligar os municípios de Taquarussu (MS) e São Pedro do Paraná (PR). A licitação está aberta e refere-se à elaboração dos estudos de viabilidade.

As informações são do portal de notícias do governo do Estado e dão conta que o EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental), um documento que baliza todas as demais ações para a construção da ponte, foi feito por meio de edital lançado pelo governo paranaense.

“É um projeto custeado por Itaipu, fruto da relação entre os governos de Mato Grosso do Sul e do Paraná. Essa rota é mais um acesso entre os dois estados, fundamental para o desenvolvimento da região sudeste de Mato Grosso do Sul, no Vale do Ivinhema”, destaca o governador Eduardo Riedel ao comentar a nova ponte.

Por se tratar de uma rota que, segundo ele, estimula o desenvolvimento dos municípios mais próximos, além de Taquarussu, os vizinhos como Batayporã, também serão beneficiados.

A licitação para contratar o estudo será na próxima terça-feira (31), por meio de um pregão eletrônico – sistema onde os lances são feitos e vence quem der o menor lance. O preço máximo estipulado é de R$ 2,9 milhões.

De acordo com o titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, a ligação é de vital importância para Mato Grosso do Sul, pois criará um novo corredor de transporte para o escoamento da produção agrícola entre os dois estados, encurtando o caminho até o porto de Paranaguá. Atualmente, esse transporte é realizado via Maringá.

“Esta obra, angariada por nós no ano passado, é de extrema importância para Mato Grosso do Sul, já que ajuda a desafogar o tráfego de caminhões, principalmente de grãos, e também vai promover o maior desenvolvimento econômico da região”, frisa Verruck.

A nova ligação promete encurtar e diminuir custos do escoamento agrícola até o porto de Paranaguá. Atualmente, o trajeto precisa ser contornado por São Paulo, na barragem em Primavera, que conta com tráfego lento e restrição de peso para caminhões.

O prazo para conclusão do EVTEA será de 18 meses. Nesse estudo será apontado vantagens, desvantagens, impulso no desenvolvimento socioeconômico da região, possíveis impactos ambientais, além das técnicas de engenharia a serem aplicadas.

“É um estudo complexo, que visa encontrar o melhor traçado, da maneira mais sustentável e com menor impacto ambiental. A ponte será um importante ponto de interligação entre as regiões Sul e Centro-Oeste do país. É uma obra que irá trazer desenvolvimento para todos, fomentando investimentos, turismo, entre outros”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Fernando Furiatti.

A proposta para o trajeto também prevê no lado paranaense a restauração de 19,8 km da PR-577, incluindo a construção de um contorno em Porto São José, distrito do município de São Pedro do Paraná. Já no perímetro sul-mato-grossense, devem ser implantados 30 km da rodovia MS-473, além de um viaduto de acesso em Taquarussu.

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