Campo Grande , 18 de maio de 2024

‹ Voltar

22ª Semana Nacional de Museus: Mato Grosso do Sul destaca educação e pesquisa em museus

  • Postado em 04 maio 2024
  • Categorias:Guia Mais

A 22ª Semana Nacional de Museus será realizada de 13 a 19 de maio de 2024, sob o tema “Museus, Educação e Pesquisa”. Este evento anual, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) em celebração ao Dia Internacional dos Museus em 18 de maio, visa promover uma reflexão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O foco deste ano é a garantia de uma educação de qualidade inclusiva e a promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida. Adicionalmente, o evento enfatiza a construção de infraestruturas resilientes e a promoção de uma industrialização inclusiva e sustentável.

Em Mato Grosso do Sul, o evento é organizado pelo Sistema Estadual de Museus de MS, parte da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, e conta com a colaboração da Secretaria de Estado de Educação (SED), Secretaria Municipal de Cultural e Turismo (Sectur), e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A abertura oficial está marcada para 13 de maio, às 10h, no Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho. Diversas atividades estão programadas, incluindo uma mesa redonda sobre “Museus, Educação e Pesquisa – Altas Habilidades e Arte Educação” e oficinas educativas como “Museus e Patrimônio”.

O ponto alto será o grande sarau em 18 de maio na Praça da Locomotiva, celebrando o Dia Internacional dos Museus com intervenções artísticas, música, e uma feira de artesanato.

A programação completa dos museus participantes será anunciada no site do IBRAM, onde os museus podem se inscrever para promover suas atividades. Cristiane Freire, coordenadora do Sistema Estadual de Museus, destaca a importância do evento para aumentar a visibilidade dos museus, integrar diferentes instituições culturais e inspirar o público a engajar-se com a rica tapeçaria cultural de Mato Grosso do Sul.

Este evento não só celebra a cultura e a educação, mas também reforça o papel dos museus como espaços vitais para a aprendizagem contínua e o desenvolvimento sustentável.

Karina Lima, Fundação de Cultura
Foto: Fundação de Cultura

VEJA TAMBEM: